01/02/2022

Vale do Ribeira recebe 1600 vagas para o Bolsa Trabalho

O programa do Governo de São Paulo oferece emprego imediato e cursos de qualificação. As inscrições vão até o dia 7/2.

Com o objetivo de gerar renda e combater a pobreza e a fome, o Governo de São Paulo lançou mais 150 mil vagas para o Programa Bolsa Trabalho em todo estado num investimento de mais de R$ 415 milhões. Para o Vale do Ribeira são 1600 vagas destinadas a pessoas desempregadas em situação de vulnerabilidade, prioritariamente mulheres. A iniciativa faz parte das ações do Programa Vale do Futuro para levar desenvolvimento social e econômico para a região.

“O Bolsa Trabalho é uma real oportunidade de emprego, são R$ 540 por mês, por um período de cinco meses, para atendimento a essa população vulnerável aqui no estado de São Paulo. A prioridade é para as mulheres”, afirmou o governador João Doria.

Para Marco Aurélio Gomes, coordenador do Programa Vale do Futuro, ampliar o número de vagas no Bolsa Trabalho é uma medida essencial para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia e pela crise econômica que vive o País. “Nos últimos dois anos vimos aumentar o número de pessoas em situação de pobreza. O Bolsa Trabalho é um programa de ação imediata no combate à miséria e ao desemprego, dando dignidade e perspectiva ao cidadão”, afirma Marco Aurélio Gomes, coordenador do Programa Vale do Futuro.

O programa Bolsa Trabalho oferece bolsas no valor de R$ 540 por mês para os cidadãos realizarem atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais. A carga horária é de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício poderá ser pago por cinco meses consecutivos. Além disso, os participantes realizarão um curso de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Os inscritos poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas:

• Auxiliar de Controle de Produção e Estoque
• Gestão Administrativa
• Gestão de Pessoas
• Organização de Eventos
• Rotinas e Serviços Administrativos
• Secretariado e Recepção

As prefeituras participantes do programa devem acessar o portal Bolsa do Povo e selecionar o número de vagas que desejam ter em seus municípios. Esta etapa foi prorrogada até esta quinta-feira (20).

A quantidade de vagas a serem disponibilizadas foi definida por cada município aderente ao programa, considerando a população, índice de vulnerabilidade social além do interesse e capacidade da prefeitura local. Já os cidadãos inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.

Inscrições

Serão aceitas inscrições de moradores do estado de São Paulo, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo). Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro: www.bolsadopovo.sp.gov.br. A convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.

Mais recentes Veja todos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.