Objetivo 2

  1. Ampliar o apoio à formalização e certificação sanitária de pequenos produtores rurais e do setor pesqueiro.
  2. Facilitar o acesso ao crédito para os produtores rurais de todos os portes, com linha de créditos que considerem as especificidades locais e os diferentes períodos de plantação, colheita e defeso.  
  3. Alavancar o acesso ao mercado aos pequenos produtores do Vale, com conexão direta aos compradores, orientações para organização de cooperativas e/ou associações locais e participação de compras públicas.
  4. Apoiar a valorização dos produtos por meio da criação de selos de indicação de procedência para os produtos locais que são orgânicos, fortalecendo e valorizando a economia verde do Vale.
  5. Mapear e apoiar a organização dos principais arranjos produtivos locais e estruturar as principais cadeias produtivas locais.
  6. Fomentar práticas produtivas sustentáveis aderentes à região, tais como o sistema de cultivo agroflorestal, e ampliar a comunicação sobre regras e legislações ambientais aplicadas na região.
  7. Fortalecer as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER na região, principalmente para pequenos produtores.
  8. Fortalecer a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias agropecuárias na região, com mais apoio aos órgãos governamentais e instituições de pesquisas locais.
  9. Alavancar e diversificar o turismo no Vale do Ribeira, com ações de divulgação das atrações locais, qualificação do turismo de base comunitária e estímulos à ampliação e qualificação dos serviços de hotelaria, alimentação, transporte e outras atividades relacionadas.
  10. Constituir comissão e formular uma política mineral para o Vale do Ribeira, com ações que dinamizem a atividade mineral local.
  11. Promover o estudo de Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) para o Vale do Ribeira e fomentar a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de base mineral de forma a conciliar o aproveitamento dos recursos minerais com a preservação ambiental e as demais vocações locais.