

Os 22 municípios da região mais vulnerável do Estado vão se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico e social. Um programa completo e de governança integrada: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos, com metas, monitoramento e avaliação de resultados.
Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, o Governo de São Paulo lançou, em outubro de 2019, o Programa Vale do Futuro, em parceria com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.

O VALE QUE
QUEREMOS NO FUTURO
Fase 2 do Programa Vale do Futuro: melhorar as condições de vida da população da região até 2022
O Vale do Ribeira já foi objeto de diversos planos, programas e intervenções públicas, algumas bem sucedidas, outras não. O Programa Vale do Futuro tem o desafio de ser um programa com resultados efetivos para o desenvolvimento da região e melhoria nas condições de vida.
Neste sentido, para elaborar um direcionamento estratégico para a região foi realizado um trabalho em três etapas: análise retrospectiva dos planos e intervenções públicas realizadas no Vale do Ribeira; diagnóstico socioeconômico; e diagnóstico qualitativo, com visitas à região e entrevistas com pessoas locais. Tendo em vista as potencialidade e limitações da região e as demandas da população local, foi proposto um direcionamento estratégico para 2022: visão de futuro e objetivos estratégicos.
VISÃO DE FUTURO
A visão de futuro expressa a situação desejada para a região do vale do Ribeira em 2022
“Região que transforma as riquezas locais em desenvolvimento social e econômico de forma sustentável”
Pilares da Visão de Futuro
