10/05/2022

Governo de São Paulo faz a maior compra de bananas de toda história do Vale do Ribeira

O negócio da ordem de R$ 30 milhões foi fechado em chamada pública com 12 cooperativas da região que fornecerão 60 milhões de bananas à rede pública de ensino

Na última sexta-feira, o Governo de São Paulo fechou o maior negócio de todos os tempos com cooperativas do Vale do Ribeira para fornecimento de bananas. O acordo foi realizado por meio de chamada pública e envolveu as 12 cooperativas vinculadas à Cooperativa Central dos Produtores Rurais e da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira (Coopercentral-VR). A operação de R$ 30 milhões prevê o fornecimento de 60 milhões de bananas para a rede pública de ensino do Estado. Nos próximos dias, as cooperativas assinarão os contratos para iniciar o fornecimento.

Segundo Marco Aurélio Gomes, coordenador do Programa Vale do Futuro, do governo de São Paulo, que tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, fomentar a produção e comercialização dos produtos agrícolas está entre as diretrizes do Programa. “O Programa Vale do Futuro tem cumprido seu papel de fortalecer as relações da população do Vale do Ribeira com o Governo de São Paulo. A retomada das aulas presenciais permitiu que essa operação recorde fosse realizada consolidando ainda mais a presença do Governo no Vale do Ribeira. Ações no presente para garantir um futuro com mais desenvolvimento econômico e progresso social”, comenta Gomes.

Isnaldo Lima da Costa Junior, diretor da Coopercentral, explica que o volume que envolve essa negociação representa 50% das operações realizadas no Vale do Ribeira, considerando contratos com a prefeitura de São Paulo e de outros municípios com os quais a cooperativa já opera. Segundo ele, esse incremento vai beneficiar muito os produtores e a região. “Além de fomentar a economia das sete cidades envolvidas, esse projeto funciona como fator de inclusão dos produtores locais, pois todo o processo é via PNAI, que é o programa do governo para agricultura familiar. Estamos falando de 800 produtores somente neste projeto e quanto maior o contrato, mais produtores podemos envolver”, explica. Hoje a Coopercentral trabalha com cerca de 1500 produtores rurais.  

A banana é uma das principais culturas da região do Vale do Ribeira, que reúne 22 municípios, com cerca de 35 mil hectares das variedades nanica (60%) e prata (40%) e contribui com 69% da produção paulista, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Para Fernanda Hisdaleck, gerente na Cooperativa Mista dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Coopervale), uma das cooperativas associadas à Coopercentral, o momento é de entusiasmo. “Estamos ansiosos para a convocação da assinatura do contrato e início das operações. Certamente são os contratos mais altos que cada uma das cooperativas já assinou. Somos 12 cooperativas associadas à Coopercentral que responde por toda a logística das entregas dos produtos para as várias diretorias de ensino do interior e da capital de São Paulo. Estamos muito felizes”, finaliza.

Mais recentes Veja todos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.