26/05/2022

Exporta SP oferece 150 vagas em capacitação gratuita para exportação

Programa é online e voltado para micro, pequenas e médias empresas de qualquer região do estado, que ainda recebem acompanhamento por dois anos após o término

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, está com inscrições abertas para a seleção de 150 startups, micro, pequenas e médias empresas, de todas as regiões do estado, interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até 17 de junho para fazer o cadastro pelo site da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). 

De cada cinco empresas que participam do programa, que é gratuito e realizado por meio de plataformas online, pelo menos uma começa a exportar antes mesmo do término da capacitação. E todas contam com suporte da InvestSP por dois anos após o encerramento do curso, que tem duração de quatro meses. Um dos diferenciais do Exporta SP é que empresários de todos os setores de produção, de serviços e do agronegócio podem participar. 

O programa foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e pela InvestSP para fortalecer os negócios de menor porte e a economia paulista como um todo, uma vez que o acesso ao mercado internacional não representa apenas ganho de faturamento, mas também aumenta a competitividade e acelera o desenvolvimento das empresas.

O treinamento aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Questões como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, plano de negócios, marketing e vendas são abordadas por especialistas da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Uma das etapas mais elogiadas pelos empresários fica por conta das mentorias, os momentos de atendimento individual nos quais se discute, por exemplo, o planejamento para exportação e as necessidades específicas de cada negócio. São quatro mentorias no decorrer do curso, que podem ser agendadas para o dia e o horário mais convenientes para o empreendedor.

Segundo o coordenador geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes, o Exporta SP representa uma importante alternativa de desenvolvimento para o Vale do Ribeira e está em sintonia com os objetivos do programa. “Temos muitas empresas de pequeno e médio porte na região, com produtos e serviços de muita qualidade, mas exportar requer alguns requisitos específicos. A qualificação oferecida pelo ExportaSP traz o conhecimento necessário para que o empresário possa expandir seu negócio por meio da exportação. Fomentar o crescimento de empresas da região é trazer mais recursos, mais empregos e mais desenvolvimento, que são os objetivos do programa Vale do Futuro.”, avalia.

O programa já formou 355 empresas e outras 152 se formarão em junho. A maior parte atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, saúde e vestuário. A seleção dos participantes é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional. Para mais informações, visite o site da Agência e acesse a seção sobre o Exporta SP. Ou entre em contato com a equipe de promoção de exportações da InvestSP:

E-mail: spexport@investsp.org.br

Telefones: (011) 3100-0309 e (011) 3100-0395

Mais recentes Veja todos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.