12/06/2021

Casa da Juventude chega ao Vale do Futuro

Estado vai investir R$ 1,8 milhão na construção dos centros de apoio profissional da região; unidades serão implantadas em parceria com municípios

O Governador João Doria autorizou na manhã deste sábado (12) a instalação de três Casas da Juventude na região do Vale do Ribeira. As unidades serão construídas nos municípios de Iguape, Ilha Comprida e Registro por meio de convênio a ser firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O investimento do Estado será de R$ 1,8 milhão.

“Hoje é um dia muito importante para a juventude do Vale do Ribeira, estamos anunciando as primeiras cidades a receber o projeto. Os espaços terão a estrutura necessária para que empresas e profissionais independentes e, principalmente jovens em início de carreira possam trabalhar a inovação, a criatividade, a troca de experiências e fortalecer contatos”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

A Casa da Juventude vai oferecer espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Os ambientes terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

O projeto é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional por meio da Subsecretaria da Juventude e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A Pasta de Desenvolvimento Regional fará a articulação com as Prefeituras e formalizar os convênios para a construção dos espaços.

“Os Prefeitos entraram em contato com a Subsecretaria da Juventude com o interesse em levar a Casa da Juventude para as cidades logo após o lançamento do projeto. É muito importante que os municípios possam contar com o Governo do Estado para estimular a juventude, principalmente para o desenvolvimento da região como um todo”, afirmou o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

As Prefeituras Municipais de Iguape, Ilha Comprida e Registro protocolaram junto a Subsecretaria da Juventude o interesse em receber uma unidade. Para ser construída uma unidade, os municípios devem obrigatoriamente contar com um Conselho Municipal da Juventude e ter população menor que 150 mil habitantes, requisitos preenchidos pelos municípios. As Prefeituras vão indicar terrenos e ficarão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado vai financiar prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

“Os municípios do Vale do Ribeira são os primeiros a receber o autorizo do Governador para a construção de unidades da Casa da Juventude, importante projeto para o desenvolvimento da região. O Vale do Futuro agora trabalha em parceria com a Subsecretaria da Juventude para a construção dessas unidades. O Futuro do Vale do Ribeira é a juventude”, concluiu o Coordenador Geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes.

Agora, a Pasta de Desenvolvimento Regional por meio da Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais aguarda as Prefeituras de Iguape, Ilha Comprida e Registro encaminharem a documentação e informações para assinatura dos convênios.

Saiba mais sobre a Casa da Juventude clicando aqui.

Mais recentes Veja todos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.